História

por Interlegis — publicado 19/03/2018 16h24, última modificação 03/07/2019 13h56
O povoado Serra de Santo Antônio do Itacambiraçu, atual Grão Mogol, teve sua origem relacionada à descoberta de diamantes no final do século XVIII. No ano de 1839, o lugarejo era chamado de Arraial da Serra de Grão Mogol e logo passou a atrair pessoas do país e bem como estrangeiros (portugueses, franceses, Alemães, além de outros europeus) que provavelmente atuavam na exploração de diamantes. O local passou a destacar-se por movimentar o comércio de diamantes explorados inicialmente de forma clandestina. Isso passou a incomodar a Coroa Portuguesa que logo enviou um representante para assumir o controle da exploração e comercialização dos diamantes. No ano de 1840, o arraial evolui para Vila Provincial e no mesmo ano foi transformado em Distrito. Só no ano de 1858, Grão Mogol recebeu a categoria de cidade. Durante décadas, Grão Mogol destacou-se como a mais importante cidade da região Norte Mineira. O processo de decadência da exploração das minas de diamantes, ocorrida especialmente após a década de 1960, coincidiu com a emancipação de parte do território de Grão Mogol e com a criação dos novos municípios de Itacambira, Cristália e Botumirim. Ainda nesse período, a falta de oportunidade de emprego fez com que os moradores locais iniciassem um processo de migração em direção às cidades próximas e à grandes centros urbanos como São Paulo. Com isso a cidade estagnou no seu crescimento e a sua população residente decresceu. No entanto, o conjunto de prédios históricos e as manifestações culturais continuam como heranças marcantes daquela época, preservadas pelo tempo constituem-se em atrativos turísticos potenciais para o município. 


A Origem do Nome Grão Mogol

Existem duas versões quanto à origem do nome Grão Mogol: a primeira está relacionada com à descoberta em 1550 de um grande diamante encontrado na Índia, com peso de 793 quilates que foi chamado de Grão Mogol. A segunda versão afirma que o nome está ligado ao fato de ter existido inúmeros conflitos, desordens e assassinatos no local dando origem ao nome Grande Amargor, que modificado localmente teria se transformado em Grão Mogor e depois assumindo a denominação atual.

\"O Barão de Grão Mogol\", Gualter Martins, nasceu no ano de 1826 na Fazenda Santo Antônio, localizada dentro do Arraial de Grão Mogol. Conforme relatos de antigos moradores, Gualter Martins era um homem extremamente rico e de bons tratos com seus escravos. O Barão viveu muitos anos no Arraial com sua corte e saiu de lá em 1876 quando comprou uma Fazenda grande e importante em Rio Claro-SP e a chamou de \"Fazenda Grão Mogol\" em homenagem à sua terra natal. Nessa cidade, também foi eleito Presidente da Câmara no período entre 1887 a 1890. A Casa do Barão em Grão Mogol localizava-se na região do Cafezal.


Caracterização

Localização: NORTE DE MINAS

Área: 3888,59 Km2

Altitude 

máxima: 1344 m
local: Serra da Bocaina
mínima: 539 m
local: Foz do Rio Vacaria
ponto central da cidade: 850 m

Temperatura 
média anual:
22,4 C
média máxima anual:
29,3 C
média mínima anual:
16,7 C

Índice médio pluviométrico anual: 1082,3 mm

Principais rios: 
RIO ITACAMBIRUÇU
RIBEIRAO EXTREMA
RIBEIRAO BACUPARI

Bacia: BACIA RIO JEQUITINHONHA 

Fontes:
Instituto de Geociências Aplicadas - IGA
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Distâncias aproximadas aos principais centros (Km):

Belo Horizonte: 551
Rio de Janeiro: 1.080
São Paulo: 1.215
Brasília: 930
Vitória: 940

Principais rodovias que servem de acesso a Belo Horizonte:
BR-040, BR-135, BR-251, MG-307

Principais rodovias que servem ao município:
BR-251, BR-122, BR-135


Municípios limítrofes:
RIACHO DOS MACHADOS
FRANCISCO SA
ITACAMBIRA
BOTUMIRIM
CRISTALIA
BERILO
VIRGEM DA LAPA
JOSENOPOLIS
PADRE CARVALHO
FRUTA DE LEITE
JURAMENTO